Apresentação

O Grupo de Pesquisa sobre Dinâmica Rural e Regional (GDRR), credenciado no CNPq, foi criado em março de 2013 com a finalidade de ampliar o debate sobre a dinâmica rural brasileira dos dias atuais, contribuindo com atividades de ensino-pesquisa-extensão o que fortalece a função social da Universidade Federal de Sergipe.

Atualmente, o grupo de pesquisa desenvolve pesquisas nas microrregiões do Agreste de Itabaiana e no Alto Sertão de São Francisco envolvendo professores e alunos, o que fortalece a formação profissional do futuro docente e jovem pesquisador.

Outrossim, pode-se destacar a publicação de artigos dos membros do grupo de pesquisa, assim como organizadores de eventos locais e regionais com a colaboração de entidades parceiras como: CAPES, FAPITEC e CNPq.

Dinâmica do Mundo Rural

A agricultura e o mundo rural encontram-se em profunda transformação nos seus diferentes aspectos: físico, ambiental, econômico, social e político. Atualmente, a agricultura não pode ser analisada apenas como uma atividade ligada exclusivamente à produção de alimentos e/ou o meio de reprodução social de pequenos agricultores que exploram a terra somente para o autosustento alimentar da unidade familiar. A agricultura como parte integrante e integradora do processo econômico global também influencia e é influenciada pelas mudanças econômicas e sociais que vêm operando em escala mundial desde meados do Século XX, particularmente nos países desenvolvidos, e pós crise do fordismo tem se expandido em direção aos países “subdesenvolvidos”.

Nestes termos, agricultura e desenvolvimento rural devem ser analisados numa perspectiva histórica e funcional na qual diversos elementos de ordem interna e externa interagem e, ao mesmo tempo, produzem territórios com nichos específicos de relação de trabalho e produção, de acordo com o grau de organização dos agricultores e com os diversos setores agregadores de valores que podem estimular ou não a implementação de políticas públicas direcionadas para a agricultura familiar numa perspectiva do desenvolvimento rural sustentável.

Com isso, a diversidade de atividade que faz parte do mundo rural recente deve ser do interesse de toda a sociedade, não só porque esta multifuncionalidade pode estimular a criação de emprego e renda, mas também porque pode ajudar a combater a exclusão, o que promove a ampliação do processo de diversificação da renda e maior mobilidade espacial e social na escala local, possibilitando maior segurança alimentar e qualidade de vida aos trabalhadores rurais.

Nesta perspectiva, o grupo de pesquisa sobre dinâmica rural e regional propõe através de estudos empíricos e debates teóricos, ampliar o debate e a promoção do conhecimento sobre a nova dinâmica da agricultura brasileira, particularmente, do estado de Sergipe.

Assim, o referido grupo de pesquisa é integrado por pesquisadores que possuem experiências em desenvolvimento rural e regional, o que possibilita o desenvolvimento de projetos e estudos sobre a nova ruralidade e seus rebatimentos sócio espaciais.

Prof. Dr. Marcelo Alves Mendes

Líder do GDRR/DGEI/UFS